A maior festa da cidade do Porto está em contagem regressiva para está quinta feira.
O São João é uma festa popular pagã, que é comemorada com uma série de tradições.
Alguns novos amigos daqui da cidade já me contaram como eles passam o dia e madrugada, é tradição soltar balões, comer sardinha pelas ruas, utilizarem marretas/martelos de plástico para bater um nos outros, usam também ramos de alho para passar na cara das outras pessoas, pular fogueiras e claro, beber andando pelas ruas curtindo a festa que está espalhada por toda a cidade!
Entretanto vou deixar com a wikipédia a explicação desse dia, e volto após as festas para contar tudo!
Vou filmar os fogos da Ribeira e tenho um amigo que vai filmar do apartamento! Se ficar bom posto aqui!
Texto extraído da Wikipédia:
O São João do Porto é uma festa popular, de origem pagã, que tem lugar de 23 para 24 de Junho na cidade do Porto, emPortugal.
Trata-se de uma festa cheia de tradições, das quais se destacam o lançamento de balões de ar quente, os martelos de plástico[1] usados para bater nas cabeças das pessoas que passam, os alhos-porros, os ramos de cidreira e de limonete, usados para pôr na cara das pessoas que passam. Existem, ainda, os tradicionais saltos sobre as fogueiras espalhadas pela cidade, normalmente nos bairros mais tradicionais; os vasos de manjericos com versos populares são uma presença constante nesta grande festa e o tradicional fogo de artifício à meia-noite, junto ao Rio Douro e à ponte Dom Luís I que faz as delícias dos milhares de residentes e visitantes que chegam de todo o mundo para assistir. O fogo de artifício chega a durar mais de 40 minutos, estando ao nível dos melhores no mundo, e decorre no meio do rio em barcos especialmente preparados, sendo acompanhado por música num espectáculo multimédia muito belo e digno de se ver.
Além de tudo isto, existem vários arraiais populares, em bairros tradicionais como Fontainhas, Miragaia, Massarelos, entre outros, dando mais animação e brilho durante a noite. Nos arraiais, normalmente, existem concertos com diversos cantores populares acompanhados, quase sempre, por boa comida, em especial, grelhados de sardinhas e carnes. A festa dura até às quatro ou cinco horas da madrugada, quando a maior parte das pessoas regressa a casa. Os mais resistentes, normalmente os mais jovens, percorrem toda a marginal desde a Ribeira até à Foz do Douro onde terminam a noite na praia, aguardando pelo nascer do sol.